quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Wii - Como Mexer com o Wii Backup Manager (Copiar jogos para o HD externo do Wii)

DOWNLOAD: AQUI





Abra o WiiBackupManager, clique em Opções > Configurações, vamos aprender a mexer.

[Imagem 1]
Em ( 1 ) você escolhe de qual forma você quer que seja armazenado o seu jogo.
A. Manter só a partição do jogo (Recomendado, além de reduzir monstruosamente o espaço ocupado dependendo de alguns jogos)
B. Manter a partição do jogo e Update (Mantém o Update, ja sabe o que pode acontecer né ? )
C. Manter Todas as partições (Isso é para quem quer ter extra stuff como channels extras em alguns jogos)

Em ( 2 ), é como deve ser armazenado, fica ao seu critério, mas para deixar mais organizado, coloque em armazenamento em subpastas. 

Exemplo: Pasta - TrackMania [R6RPHH] > Arquivo - R6RPHH.wbfs 

Em ( 3 ), como será mostrado o tamanho, Em GB, em MB ou automático (os 2), fica ao seu criterio







[Imagem 2]
Clique na aba FAT32/NTFS (para quem usa formatação WBFS , isso é desnecessário)

Em ( 1 ) fica ao seu critério, mas eu recomendo esta opção. A outra opção é manter todos os arquivos em uma única pasta, que além de sobrecarregar o sistema deixando- o mais lento, fica desorganizado.

Em ( 2 ) fica ao seu critério também. Isso irá determinar como será o titulo do jogo. 
Exemplo: NBA Jam [SNJE69] ---- Título [Codigo do Jogo]

Em ( 3 ), se você usar disco FAT32 deixe em "4GB", pois ele não suporta carregar arquivos maiores de 4GB, o Super Smash Bros. Brawl, ficará com 2 arquivos, um dos motivos para manter os arquivos em subpastas. se você usar NTFS, deixa em "Ilimitado".

Exemplo: Pasta - Super Smash Bros. Brawl [RSBE01] > Arquivos - RSBE01.wbfs (4GB) + RSBE01.wbf1 (2,92GB)

Em ( 4 ), fica ao seu critério. Usar ISOs em unidades NTFS é suicídio pois, apenas ocupa espaço que você poderia utilizar para armazenar outros jogos.







[Imagem 3]
Aba Titulos

Aqui é personalização dos dados, não tem muito o que explicar, fica ao seu critério.
Sempre que for baixar um jogo recente, certifique de atualizar seu banco de dados do WiiTDB clicando em "download".







[Imagem 4] 

Aba Unidades

Esconder drives. Seleciona o Drive onde está instalado os seus arquivos do Windows e backup, para não formatar por acidente. No meu caso, como eu só uso uma partição que é a C:\ eu escondo a C:\
A que eu não estou escondendo é o disco que eu irei utilizar para instalar os jogos.









[Imagem 5]
Agora que você já aprendeu o básico vamos mexer no WiiBackupManager.
Clique em "Adicionar" > "Arquivo" e selecione as ISO, CISO , WBFS que você irá usar.
Ou
Clique em "Adicionar > "Pasta" e selecione a localização de todos os seus ISO, CISO e WBFS, para não ter que ficar adicionando um de cada vez. 

Como é de se esperar, o WiiBackupManager só ira mostrar o tamanho REAL do jogo, pois nós configuramos o programa para isso nas 4 partes anteriores do tutorial.











[Imagem 6]
Eu usei um exemplo de casa. Meus pendrives. 
Para adicionar um Disco onde deseja copiar os seus arquivos, escolha a aba Disco 1 ou Disco 2 e clique em Unidade, escolha a letra certa do seu disco, que ele será reconhecido. Se estiver formatado para NTFS ou FAT32 e estiver limpo, o programa irá te perguntar se você quer que crie uma "pasta wbfs" para copiar os seus arquivos. É só clicar em Sim ou OK. 

Caso não tenha um disco externo mas quer simular, é so clicar em "Unidade" e em seguida "Pasta Personalizada"







[Imagem 7]

Hora de copiar os jogos. Selecione um jogo pré-adicionado na lista pela caixinha de diálogo marcado na imagem acima e clique em "copiar", ai você escolhe o formato de conversão e aonde quer que o arquivo seja copiado. A opção "Disco 1" ou "Disco 2" só estará disponivel, se você já tiver inserido o seu HD externo e o ativado na aba "Disco 1" ou "Disco 2". Mais abaixo no tópico explicarei o que significa cada um deles. 









[Imagem 8]

O Botão ferramentas, só serve para isso mesmo, formatar os discos. Selecione a Letra da Unidade Externa na qual você quer formatar e pronto. Mais abaixo também explicarei sobre cada um deles.









[Imagem 9]
Dump de ISOs gravadas. Ou discos ópticos da Nintendo.

------------------------------------------------------------------------------------------------
Informações Básicas sobre formatos de Arquivos.

ISO : Imagem de um Disco, só que em formato de arquivo.

CISO (Não confunda com cIOS) : Na tradução de "Compress ISO" , esse formato de arquivo serve para apenas que uploaders reduzam o tempo de fazer upload de cada jogo, sem remover updates e arquivos Dummy desnecessários, é muito melhor do que usar o WiiScrubber.

WBFS : Na tradução de "Wii Backup File System" é como eu deixo os arquivos para vocês baixarem. Além de salvar muito espaço no HD que pode ser utilizado para outros fins, configurando o WiiBackupManager ele só pega a partição do jogo. Ao contrário do que muitos pensam, os arquivos dummy só servem para ocupar espaço no DVD, a leitora do Nintendo Wii só le a partição do jogo. Igual a todos os jogos que foram lançados em CD e DVD como os de PS1, PS2, Saturn, DreamCast, etc.
Porém o jogo só irá funcionar se os arquivos Dummy completarem o DVD, para isso basta converter seu arquivo WBFS em ISO.

Além disso com o WBFS você pode rodar jogos de outras regiões sem brickar o seu wii, também evita o uso de Wii Brick Blocker e Region Frii que são Patches que nem sempre funcionam. 

----------------------------------------------------------------------------------------------
Partições de Disco 

FAT32 [Recomendado]
Vantagens: O Wii pode acessar homebrews, jogos, Box Arts , e música. Ideal se você não tem cartão SD disponível a todo o tempo para poder usar os USB-Loaders. Compatível com a emulação da memória NAND do Wii (SNEEK e TriiForce) , para poder instalar no seu HD externo os jogos do WiiWare e Virtual Console sem utilizar o espaço da sua memória interna do Wii.

Desvantagems: Arquivos maiores de 4GB precisam ser dividos. Este limite não se aplica aos jogos do Wii, uma vez que você pode usar o WiiBackupManager para dividir os seus arquivos. 
Mas isso pode te afetar se você usa o seu drive para assistir filmes em Alta Definição.

NTFS
Vantagens: Ler arquivos com tamanho superior a 4GB. Os USB Loaders poderão acessar jogos, Box Arts e música. 

Desvantagems: Você não podera acessar homebrews, você precisará de um cartão SD para isso. Também não pode emular a memoria NAND do wii para instalar jogos do WiiWare e Virtual Consoles.

FAT32 + NTFS

Nota: Pendrives e cartão "SD" não poderão ser formatados desta maneira.

Vantagens: O Wii pode acessar os homebrews na partição FAT32 e poderá salvar arquivos maiores de 4GB na partição NTFS. (Ideal para guardar coisas do windows)

Desvantagens: É mais trabalhoso do que as outras opções.

WBFS 
Vantagens: Alta velocidade no carregamento dos jogos, porém já foi igualado pelo FAT32.

Desvantagens: Apenas o Wii pode ler esta partição, e só poderar ser usada para guardar jogos do Wii. 


Existem uma outra combinação como a FAT32 + WBFS, só que também não é recomendado fazer. 

AVISO : Não use partições FAT32 ou NTFS no programa "USB Loader GX" , pois o risco de causar um FULL BRICK (apenas o bootmii/boot2 pode salvar) é muito grande. 

Eu recomendo o "Configurable USB Loader" ou "WiiFlow" para carregar seus jogos. 

O Neogamma é recomendado apenas para carregamento por DVD.





____________________________________________________


DICAS: 
1- Uma coisa que é bom alertar a galera, é que se sua partição for wbfs e vc instalar um jogo que por algum motivo possa travar o seu loader, pode acontecer (e comigo aconteceu 4 veses XD) de a partição danificar. aí vc tem duas opões: procurar programas que recuperem os arquivos, ou formatar a partição e reinstalar os jogos. eu particularmente prefiro a ultima opção! até pq, acredito que ninguem simplesmente recorte e cole os jogos pro HD e depois apague do windows :P




2- Para colocar as capas do WII no HD.
Tem que estar conectado na internet, vá nas configurações do USb Loader Configurable e manda ele buscar as capas. Eles faz isso no próprio Wii.




3- WIIs com maior dificuldade de destravar e maior facilidade de brick. LU64 e LU 74. 
hahaha. O meu wii começa com LU74, é mais zuado ainda, e nunca deu zica nenhuma. Tanto que já ajudei 2 amigos a destravar o wii, e ajudei o Andinpro com o Wad manager.




4 - PARA WIIs novos só por USB.
 O meu já veio com aquele drive novo da Nintendo que não lê dvd nem por magia dos 3 reis magos. Então minha única opção é USB. Tem jogos de GC que eu gostaria de ter mas, o máximo que posso fazer é o projeto DIOS MIOS vingar com sucesso.




5 - PARA COLOCAR JOGOS DE WIIWARE E GC
A formatação do HD tem que ser FAT32 . Se você usar WBFS só vai poder rodar os jogos do wii, não poderá rodar jogos do VC nem do WiiWare. no NTFS você só podera por os arquivos dos jogos do wii e coisas do windows caso você queira.
Sobre HDs.
Eu tinha 2 pendrives, um de 2GB e outro de 4GB, ambos da SanDisk, troquei com [Andinpro] por outra coisa. Sei lá mano, recomendar HD assim, procura por Hitachi ou Seagate de 250GB. Se for pegar um Samsung, opte pelo Samsung Story Station de 1TB, um ótimo CxB. 

É so formatar e pronto. Cria uma pasta "wbfs" dentro do disco e taca os seus jogos lá.



Qual melhor HD pra USB?
Mas na minha opinião eu preferiria um Samsung Story Station de 1,5TB ou 1TB. É um dos melhores e é bem barato comparado com os outros HDs de mesma capacidade existentes no mercado.

sábado, 20 de agosto de 2011

Wii

Desempoerei o Wii que estava um bom tempo guardado. Para recordar zerei este ótimo jogo chamado Tatsunoko vs Capcom.




Análise: Tatsunoko vs. Capcom

 

Sejam bem-vindos a mais uma análise do Nintendo Wii Blog, desta vez falando mais detalhadamente sobre o novo jogo de luta da Capcom, o badalado Tatsunoko vs. Capcom que, como o próprio nome diz, traz alguns personagens famosos da franquia Tatsunoko e Capcom.

 

Para começo de conversa este jogo de luta foi lançado somente no Japão, o que atrapalha muito para nós ocidentais que estávamos esperando por um bom jogo de luta, ainda mais com a presença de Ryu e Chun-Li.
Os personagens da Tatsunoko não são muito famosos aqui no Brasil, mas lá no Japão com certeza são bem conhecidos. Do lado da Capcom temos alguns personagens bem batidos como, além dos já citados Ryu e Chun-Li, Alex da série Street Fighter, Roll de Mega Man, Viewtiful Joe e Yami da série Okami, por exemplo.

Visual razoável, mas poderia ser melhorado

A apresentação do jogo é um show a parte, abusando do estilo “cartunesco”, como sempre foi de costume da Capcom (tirando raras excessões). Mas o menu principal apresenta efeitos bem simples, assim como a tela de escolha dos personagens.


Já no momento da luta em si, que é o mais importante, temos dois opostos: os ambientes em sua grande maioria são simples, com modelagem e texturas modestas. Apesar da simplicidade na grande maioria dos cenários, os efeitos de magias e golpes especiais foram bem trabalhados, bem como o estilo “2.5D” caiu extremamente bem no Wii, pois tudo é tridimensional, ao mesmo tempo que o estilo da luta é exatamente igual aos jogos clássicos da série Street Fighter em duas dimensões.

Nostalgia com gosto de novidade

Creio que a Capcom acertou em cheio ao trazer Tatsunoko vs. Capcom para o Wii pois, apesar do visual simplificado em grande parte do jogo, temos efeitos visuais que acabam impressionando. Além disso, o estilo clássico de jogo prenderá a atenção do público hardcore.



Mas aí muita gente se questiona sobre o fato do Wii sempre pregar a facilidade de jogo, sendo acessível a todos. É verdade, a Capcom também se preocupou com isso, disponibilizando diversos tipos de controles, auxiliando os mais inexperientes, ou proporcionando desafio aos mais viciados.
Caso você opte por usar a combinação Nunchuk e Wiimote, poderá executar algum golpe especial ou magia apertando o B e alguma direção (esquerda, direita, cima ou baixo). Já com o controle do Gamecube, por exemplo, será como jogar os jogos antigos de luta, tendo que aprender as magias do jeito certo para executá-las. Além disso, o próprio jogo possui uma opção para exibir a lista de golpes do seu personagem, para ajudá-lo durante a partida. O problema é que tudo está em japonês!
Ao entrar no modo arcade você utilizará uma dupla para jogar, obviamente, contra outros dois adversários. O interessante é bolar uma estratégia com jogadores de habilidades distintas pois, dependendo da necessidade, você poderá alternar seus lutadores como quiser.
Porém foram adicionados dois personagens à parte, muito maiores que todos os outros e, ao escolher um destes dois, você não poderá jogar em dupla. O primeiro é o Gold Lightan, da Tatsunoko, enquanto o segundo é PTX-40A de Lost Planet, da Capcom.




Seguindo o clima de nostalgia, quando se termina o jogo, um final distinto é exibido de acordo com o personagem utilizado para vencer o último “chefão”.

Balanço final

Certamente Tatsunoko vs. Capcom é um jogo que merece uma jogada, infelizmente só para aqueles que tiverem um Wii japonês. O clima de nostalgia aliado a controles clássicos e belos efeitos, faz o jogo ser um título indispensável para os amantes dos jogos de luta.
É verdade que a parte sonora, principalmente das músicas de fundo, poderia ser mais trabalhada, bem como a parte visual de menus e ambientes (certas vezes lembrando gráficos de Nintendo 64), mas as qualidades sobrepõem todos estes percalços e fazem deste um jogo imperdível para os amantes do bom e velho Street Fighter, em falta para o Wii até o momento.

OBS: Joguei em Wii europeu, oque significa que foi produzido em versões diferentes da japonesa também.